Pais e alunos reivindicam sinalização próximo ao CEU Jaguaré
quarta-feira, 20 de julho de 2011Pais e alunos do CEU Jaguaré, na Zona Oeste de SP, reclamam da falta de sinalização na Avenida Kenkiti Shimomoto. Para atravessar de um lado para o outro é preciso ter muita paciência, pois o movimento dos carros não para.
“Um dia fui atravessar a rua e apareceu um carro preto quase me atropelando. Minha mãe diz toda hora para eu ter cuidado, só que os carros passam e não param”, conta Giovane da Silva, de 10 anos.
O técnico de enfermagem Edi Carlos Gomes Pereira adota outra medida. Ele carrega a filha no ombro. “É mais segurança. Eu já vi mãe desesperada catando o filho e correndo porque senão o caminhão pegava. Está faltando sinalização, semáforo, lombada”, diz ele.
E faltam mesmo diversos elementos de sinalização: faixa de pedestre, semáforo e lombada. “Já foram duas crianças na mesma semana atropeladas. Minha vizinha viu e por pouco meu filho não foi atingido porque ela puxou junto. É muito ruim atravessar. Agora está tendo mais acidente. Será bom colocar esse farol”, pede a dona de casa Janaína Aparecida Miranda.
Quando o CEU foi inaugurado havia uma faixa de pedestre. “Já sumiu aquela faixa. Foi só de enfeitei porque os carros não obedecem. Quando tinha faixa já não prestavam atenção. Agora que sumiu menos ainda”, completa Raquel Siqueira de Andrade, dona de casa.
Amanda Elen, de 6 anos, foi uma das vítimas de atropelamento na porta do colégio. “A mulher não queria parar, todos os carros pararam menos ela. Minha prima estava colocando o cadarço dentro do tênis. Eu vi o carro, ela que não me viu. Fui caindo no chão e machucou. Eu queria que tivesse um farol pros carros pararem e as pessoas andarem.”
A solução definitiva do problema passa por uma integração de ações entre a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a subprefeitura da Lapa. Segundo o Carlos Eduardo Batista Fernandes, subprefeito da Lapa, será feito um prolongamento da ilha central para que o pedestre tenha uma área de descanso para atravessar. “Nesse mesmo local terá um semáforo e mais uma obra pra frente vamos alargar as calçadas e retirar o poste. O descanso vai evitar que os carros façam a conversão. São 60 dias para terminar a obra civil”. A CET disse que em 15 dias colocará os semáforos, placas de velocidade e sinalização de faixas.
Fonte: G1