Moradores de favela incendiada no Jaguaré se revoltam contra limpeza de terreno
quarta-feira, 9 de novembro de 2011Um grupo de moradores da favela do bairro Jaguaré, na zona oeste de São Paulo, que foi atingida por um incêndio na noite deste sábado (5), revoltou-se contra a empreiteira contratada pela Prefeitura para fazer a limpeza do terreno e chegou a atirar pedras nos funcionários na manhã desta segunda-feira (7). De acordo com a Sehab (Secretaria de Habitação), um trabalhador chegou a ser atingido.
Muitas famílias se mantinham próximas ao local onde seu barraco foi incendiado para garantir a reconstrução. A prefeitura informou, no entanto, que se trata de uma área de reurbanização e que não permitirá a construção de novos barracos. As famílias cadastradas têm direito a receber moradia definitiva e serão atendidas com o auxílio aluguel até a entrega das unidades habitacionais. De acordo com a Sehab, a subprefeitura da Lapa solicitará apoio à Guarda Civil Metropolitana para que novas invasões não aconteçam no local.
Ainda de acordo com a prefeitura, enquanto os bombeiros continham o incêndio, funcionários da Assistência Social atendiam as famílias atingidas realizando o cadastro das pessoas, distribuição de 360 colchões, 360 cobertores e 260 cestas básicas. Apenas um homem, de 47 anos, aceitou ser encaminhado para um abrigo. Os demais preferiram ir para casas de parentes ou amigos.
O incêndio
O fogo atingiu a favela por volta das 18h45 de sábado (5) e entrou em fase de rescaldo no final da noite. Ao todo, 29 viaturas e 90 homens do Corpo de Bombeiros foram para o local, onde cerca de 1.000 pessoas ficaram desalojadas.
A área atingida foi de 500 m² e 80 dos 200 barracos da comunidade foram queimados. Duas pessoas ficaram feridas: uma por intoxicação e outra com queimaduras leves, que foi socorrida ao Pronto Socorro Central.
Ainda não há confirmação sobre as causas do incêndio, mas suspeita-se de que tenha havido um curto-circuito em um dos barracos e o fogo se espalhou para os demais.
Fonte: R7
Mais notícias sobre o Jaguaré:
- Jaguaré: Continental Shopping presenteia paulistanos com a exposição Mão da América
- Jaguaré : Professores relatam falta de provas no Saresp
- Polícia recupera no Jaguaré carga de peixe roubada avaliada em R$ 30 mil
- Favela no Jaguaré tem foco de incêndio em entulho de lixo
- O que abre e o que fecha no feriado de 9 de Julho no Jaguaré e região