(foto atual do mirante do jaguaré) |
O Mirante do Jaguaré, popularmente cohecido como Farol do Jaguaré ou Relógio do Jaguaré é o principal símbolo do bairro.
O Mirante começou a ser construído no início dos anos 40, sendo inaugurado em 1943.
Henrique Dumont Villares ergueu a torre após uma viagem à Europa onde teria tido uma inspiração. Construído no ponto mais alto de suas terras, o mirante tem 28 metros de altura.
Histórico
Alguns rumores dizem que a principal razão de tê-lo erguido foi o fato que pensava que o Rio Pinheiros fosse navegável, com a torre servindo então como um farol de orientação. |
Do alto do mirante é possível contemplar uma boa parte da Cidade de São Paulo e especialmente áreas mais próximas como a Vila Leopoldina e a Cidade Universitária.
A demora do poder público em providenciar o tombamento do mirante e de seus arredores trouxe danos irreparáveis à memória do bairro do Jaguaré.
Nos anos 1990 o edifício que foi construído em frente ao Mirante praticamente tampou a vista do mesmo para quem trafega na Marginal Pinheiros.
Somente em alguns ângulos ainda é possível vê-lo. A partir do alto do Mirante, o mesmo prédio comprometeu parte da vista que o mesmo proporciona aos seus visitantes.
No bairro, a grande parte das construções residenciais erguida entre os anos 1930 e 1940 foram completamente desfiguradas. Percorrendo o bairro, só encontramos algumas poucas sem modificações e apenas uma residência absolutamente preservada.
O tombamento só viria pelo CONPRESP em 2002, quando já não havia muito mais o que ser preservado no Jaguaré. Hoje não é mais possível erguer prédios altos que impeçam a vista do mirante. |
(foto antiga do mirante do jaguaré) |
Mirante do Jaguaré
Endereço: Praça do Mirante do Relógio, s/n - Bairro Jaguaré - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3714-1702 (SAJA - Sociedade Amigos do Jaguaré)